sábado, 12 de dezembro de 2015

TESTE - VELA IRIDIUM + CABO IBOOSTER F1 #03

Para entender os resultados aconselho a leitura dos posts anteriores aqui e aqui.

Acabei demorando para fazer esse post, pois resolvi estender o tempo de testes. Como o cabo iBooster já estava na moto, continuei com ele durante um mês. Nesse período o uso foi sempre o mesmo, mesclando entre rodoviário e urbano.


Depois de um mês, retirei o iBooster e voltei com o cabo original. Como havia cortado ele, eu fiz a emenda com solda branca e isolei bem. Testei por mais um mês nessa configuração, também com o mesmo tipo de uso.


Os resultados finais foram muito parecidos nos dois testes.

-As melhorias na partida, torque e retomadas se mantiveram mas com uma pequena vantagem nas retomadas para o cabo iBooster;
-A velocidade final se manteve a mesma obtida anteriormente. Entre 130km/h e 133km/h e entre 132km/h e 135km/h para o cabo normal e iBooster respectivamente;
-O consumo apresentou uma melhora em relação às médias anteriores, mas foi identico nos dois testes. Ficou na casa dos 30km/l e nesse caso eu acho que melhorou devido manutenção e limpeza da ingeção, além da troca do filtro de ar.

Então a conclusão que temos é a seguinte. Esse cabo não trás nenhuma vantagem que justifique o seu investimento, já que o comportamento não moto foi praticamente o mesmo. Apesar de a melhoria nas retomadas ter sido algo que eu senti falta quando estava com o cabo normal, mesmo que isso tenha sido pouco perceptível, deu uma diferença.

A vela de iridium por sua vez tem sim uma boa relação custo x benefício quando o assunto é durabilidade, e o que faz a moto manter ou melhorar a sua autonomia é deixar ela bem regulada, limpa e utilizar combustível de qualidade.

Então, eu vou voltar o cabinho vermelho pra minha moto já que eu comprei mesmo, mas se você está na dúvida eu não aconselho. Espero que esses posts possam esclarecer algumas dúvidas.

Outra coisa que quero deixar bem claro é que em momento algum quero denigrir a imagem do fabricante. O que eu fiz foi apenas postar a minha opinião como usuário e o que eu percebi durante o uso do equipamento.

2 comentários: