sábado, 9 de janeiro de 2016

DESCOBERTO-MG / PEDRA DO RELÓGIO

Como sempre, o período de férias da faculdade é quando eu tenho maior disponibilidade pra pegar a estrada. Infelizmente nem sempre tenho condições financeiras de fazer uma viagem maior, e nem por isso fico em casa e/ou faço um roteiro ruim. Uma coisa que costumo dizer é que, mesmo que você queira viajar o mundo todo (e se eu tivesse condição, certamente faria isso), primeiro conheça o máximo da sua região, do seu estado e do Brasil. É tanta coisa massa, e você até pode dizer que é tudo a mesma coisa e não vale a pena, mas quanto a isso eu acho que depende do ponto de vista. Por exemplo, se você tem a possibilidade de viajar todo ano durante um mês ou mais, cara vai fundo. Vai pra fora do país, rode o Brasil todo, mas se como eu, você tem pouco tempo e orçamento apertado, vá onde der, quando der, mas vá com alguém que você goste e a paisagem vai sempre parecer diferente mesmo sendo muito igual a tantas outras. A cada curva vai ter uma nova surpresa.

Um lugar legal que visitei nessas férias, apesar de tão comum e parecido com tantas outras cidades do interior mineiro, foi o município de Descoberto.


Saí com intenção de visitar um sítio arqueológico na cidade de São João Nepomuceno, mas ao chegar lá descobri que o sítio está abandonado e no momento não tem ninguém responsável pelo local.

Gostaria agradecer ao pessoal da Prefeitura Municipal de São João que deu todas as informações e deu a dica sobre uma cidade próxima (Mar de Espanha) onde tem algumas pinturas rupestres em um paredão e com certeza vou dar um pulo lá daqui a algum tempo. Como não deu certo em São João, decidi voltar alguns Kms e ir até Descoberto para conhecer a tal pedra do relógio. Queria saber quem deu o nome ao lugar e parabenizá-lo pela imaginação. Tive que me esforçar muito pra conseguir imaginar esse corte na pedra como um relógio.


O acesso ao topo é por uma estrada na zona rural (mais ou menos uns 10Km) e apesar de ter errado uma entrada, o caminho não tem muito com o que se preocupar não. Se informe como ir com alguém no centro da cidade e depois se mantenha sempre na direita e na estrada principal.

Estrada de terra é sempre uma surpresa. Pode estar melhor que asfalto em alguns pontos e cheia de buracos e valas em outros. Isso faz valer ainda mais a pena, já que ajuda a praticar e melhorar sua técnica em cima da moto. Nesses casos tente pilotar o máximo sem ter que fazer o uso dos pés para se apoiar.

Obs.: não acredito que customs consigam fazer o trajeto. Por serem mais baixas vão raspar o fundo com frequência, mas se você conseguir mande uma foto pra cá.

Outro ponto positivo de andar em estradas rurais é sempre ter a possibilidade de encontrar algum animal silvestre e desta vez foi um casal de tucanos.


A entrada para a trilha de acesso ao topo da pedra do relógio fica logo depois de um barzinho. Localizado dentro de uma propriedade privada, a família que cuida do bar ainda cede o espaço para quem quiser acampar por lá, fazer um churrasco e etc. Só tem que comprar as bebidas com eles.

Obs.: Não aconselho a ingestão de bebidas alcoólicas se você for dirigir. Principalmente se for subir a trilha.


A trilha é bem íngreme e possui alguns pontos com muitos buracos e pedras soltas. Então requer o máximo de cuidado, tanto na subida quanto na decida.



Apesar da trilha estar ruim em alguns pontos, não desanimei e no final fui recompensado com uma bela vista em 360° de toda a região.



Estava voltando bem tranquilo quando um preguinho resolveu interromper.


Como não sabia se ainda estava longe da cidade e não tinha como carregar duas pessoas na moto sem danificar a roda traseira, eu fui empurrando na expectativa de encontrar a cidade ou alguém.


Andei uns 800 metros e não é que apareceu um brother pra ajudar. O “motoqueiro” Marcelo como ele mesmo disse (não me lembro se o seu nome era esse mesmo), estava na cidade visitando a família parou pra dar um help. Arrumou uma carona pra Paty e eu pude ir atrás até a cidade e encontrar um borracheiro. Então se você estiver lendo isso, muito obrigado Marcelo ( e se esse não for o seu nome me desculpe, mas saiba que fiquei muito grato pela ajuda).

2 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de visitar a Pedra do Relógio fazendo o trajeto a pé, sabe me informar qual o tamanho da trilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rafael.
      Cara, como disse no post você vai andar uns 10km do centro da cidade até o pico. A parte de trilha, onde não tem acesso para carros deve ter no máximo uns 3km.
      Pode fazer o passeio que vale a pena. Se for subir a pé, aconselho que vá na parte da manhã, porque de tarde o sol castiga!

      Excluir