quarta-feira, 5 de outubro de 2016

BARRA LONGA-MG / HOSPEDAGEM & FAZENDA SANTO ANTÔNIO

Como já disse aqui algumas vezes, esse final de período está muito corrido na faculdade e não tenho tido muito tempo para escrever e menos ainda para andar de moto, e quando digo andar de moto quero dizer sair com ela da rotina, porque de moto eu ando todos os dias.

Aproveitei o último feriado de Independência para dar uma esticada. O destino era a Hospedagem & Fazenda Santo Antônio localizada na zona rural do município de Barra Longa. Uma coisa engraçada é que não importa onde vou, sempre me perco pelo caminho e essa foi mais uma vez em que andei um pouco a mais do que deveria. A fazenda está localizada dentro dos limites do município de Barra Longa, mas passando pela estrada de chão por dentro do município de Acaiaca eu economizaria cerca de vinte quilômetros. Mas só fui descobrir isso depois que chegamos na fazenda.


E como se vinte quilômetros não fosse suficiente ainda peguei uma saída errada dentro de Ponte Nova e fui para no município de Rio Casca e aí se foram quase noventa quilômetros a mais.


Ainda chegamos em Barra Longa e tivemos muita dificuldade em encontrar o caminho para a fazenda. A cidade foi muito atingida pela lama barragem de rejeito da Samarco que se rompeu no ano passado e ainda está se recuperando. O caminho é através da comunidade rural com o nome de Gesteira que também foi atingida. Em determinados pontos era possível ver a marca da lama em árvores cerca de 4 metros acima do nível da estrada. As margens do rio do Carmo ainda estão sujas e o que está sendo feito é um reforço do solo já que é impossível retirar toda a lama. O solo novo será usado para o plantio. O número de árvores derrubadas é enorme e mesmo com vários pontos para a coleta de madeira, parece que nunca vai acabar.

Parece um cenário de guerra, e que aos poucos vai sendo reconstruído. Algumas casas já estão de pé novamente e aos poucos a população vai voltando ao normal. Acho que voltar ao normal é meio forçado e o mais correto seria dizer que aos poucos eles vão se acostumando a essa nova situação. Assim como o rio do Carmo que levará algumas dezenas de anos para se recuperar, a população atingida também precisará de tempo para cicatrizar essa ferida.

Queria ter tirado mais fotos de tudo isso que falei, mas acabei esquecendo. A única que tirei foi essa a caminho da comunidade da Gesteira.


Se quase um ano depois a visão que tive foi impactante, imagine se tivesse ido lá na época do acidente. Mas acho que serve de desculpa para voltar lá no ano que vem e ver o que foi feito do ponto de vista ambiental e social.

Passado o caminho da Gesteira onde a estrada está boa já que está sendo mantida pelas empreiteiras, o restante do percurso não é essa maravilha toda. Ainda bem né! Trechos de subidas ingrimes, pedras soltas, mato entrando na pista e tudo mais que se pode ter num bom off. Pensando bem só faltou lama. Depois de uns quarenta minutos de estrada de chão chegamos na fazenda e de cara fomos bem recebidos pelo Kep e pela Mila.


A hospedagem possui quartos de casal e triplo com banheiro compartilhado e 3 suites. Como ficaríamos apenas uma noite lá, já que na sexta eu tinha que trabalhar, fiz a reserva de um quarto e para nossa agradável surpresa não havia nenhum hospede no dia em que fomos. Com isso a Du Carmo (proprietária da fazenda) nos acomodou em uma suite sem nenhum acréscimo.


Para quem procura um lugar pra sair da rotina lá é o destino certo. Além de todo o ar rural; não vou falar que isso é novidade pra mim, já que cresci na roça, mas como fomos para descansar foi diferente. Outro ponto interessante é a culinária da fazenda que fica por conta da Cheff Claudia Ferrari. Sigam a conta dela no Instagram e duvido que não terão vontade de se hospedar lá. Eu mesmo fui convencido pelo estômago!




Ainda é possível andar de cavalo, nadar e/ou pescar em uma represa que fica um pouco acima da fazenda.



Na volta decidimos fazer o caminho mais curto que comentei no começo do post, passando por Acaiaca. Mais alguns quilômetros de estrada de chão e estaríamos pegando a rodovia de volta pra casa e por muito pouco não estrago o final de semana. Em uma subida, estava no meio da pista e de repente me vejo em cima de um mata-burro. Devia ter tirado uma foto com a moto dentro do buraco, mas nem pensei nisso na hora.


Foi um pouco de imprudência minha e que poderia ter saído caro, mas felizmente não nos machucamos. E a moto teve apenas leves arranhões, uns raios quebrados e a roda um pouco empenada.


Foi meio tenso andar todo o restante do caminho com a frente instável, mas chegamos em casa sem maiores problemas. Agora é só marcar a próxima!

3 comentários:

  1. O lugar parece lindo mesmo ! A comida deu agua na boca ! hahahaha
    Pena pela queda. Mas vale de aprendizado. Ruim é ver a filha machucada ! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um lugar bem bacana. A comida nem se fala, hahahaha
      E pela motoca fiquei meio chateado mas prefiro ela toda quebrada do que eu, hahahaha

      Excluir
  2. Muito legal Vitor. Não sabia ainda da volta. Graças a Deus não foi nada grave. Tudo isto está incluído no pacote😂😂 não é fácil hospedar no paraíso. Rsrsrs. Esperamos reve-los em breve. Abraços

    ResponderExcluir