domingo, 22 de maio de 2016

SANTOS DUMONT-MG / MUSEU DE CABANGU

O post está meio atrasado, mas só hoje tive tempo de escrever. No feriado de Tiradentes fomos até a cidade de Santos Dumont conhecer o Museu de Cabangu. Localizado a 16 quilômetros da cidade, o museu é administrado pela FAB e não é cobrada nenhuma taxa de entrada, mas quem quiser pode deixar sua contribuição para ajudar.



A propriedade que hoje serve para contar um pouco da história do patrono da aviação era uma fazenda e pertenceu a família dele. Na casa onde cresceu, é possível encontrar além do móveis daquela época algumas fotos de família e muitas curiosidades como cartas que ele mandava ao caseiro perguntando sobre como estava a fazenda ou solicitando que ele comprasse algum parafuso. Há também algumas ferramentas, ao que tudo indica pertenceram a Santos Dumont entre outros pertences.



Do lado de fora da antiga casa, tem um lago, uma réplica em tamanho real do 14-Bis e outras instalações onde eram mantidos um acervo do aviador com fotos e mídias digitais, mas atualmente está desativado devido ao desgaste da estrutura de madeira, o que tornou eminente o risco de desabamento. Na foto abaixo é possível ver uma dessas instalações ao fundo.



Além disso há uma grande área de lazer no parque e aparentemente é um local muito utilizado pelas famílias locais, principalmente pela criançada.

Para quem mora na região da zona da mata ou que está passando por aqui é um passeio super legal e dá pra ir sem medo de encontrar o museu fechado, pois ele fica aberto todos os dias. E pra quem for e quiser almoçar uma dica é o Restaurante do Juca do Mato que fica na beira da estrada no caminho entre a cidade e o museu. Cuidado para não perder a entrada, pois ela é meio escondida na beira do asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário