segunda-feira, 4 de abril de 2016

CURSO DE CERVEJA ARTESANAL #01

No último post deu pra ter uma ideia de como foi o curso ministrado pelo Pedro. Hoje vou contar um pouco mais dessa experiência.

Desde a descoberta das cervejas especiais, sempre estive procurando aprender mais sobre esse universo, os estilos de cerveja e os processos de fabricação. Isso já deve ter uns três anos e nesse tempo a vontade de produzir minha própria cerveja só fez aumentar. Entre livros, vídeos e entrevistas sobre o assunto, fui me aprofundando, mas sempre ficava aquele receio de pegar pra fazer sozinho e dar merda. Foi ai que comecei a procurar por cursos, o que ao meu ver me daria outra visão do processo e me deixaria mais preparado para fazer minha primeira brassagem. Depois de pesquisar bastante, optei por fazer o curso com o Pedro no Lapa Café, não só pelo que ouvi a respeito mas pela data no final de fevereiro, que seria mais tranquilo em relação às provas da faculdade. Com o curso, local e data definidos chamei meu brother Diego para me acompanhar e ele topou na hora. E lá fomos nós, dois mineiros perdidos no Rio!!!

O Lapa Café, local escolhido para o curso fica na lapa (obvio), região mais boêmia do Rio. Uma curiosidade sobre o casarão de 1902, é que Machado de Assis chegou a residir ali durante um tempo. Segundo o Júnior, um dos sócios do bar, inicialmente a ideia era montar uma oficina de Land Rover, que acabou se tornando bar. Hoje eles contam com mais de 650 rótulos de cervejas do Brasil e do mundo.

Chegamos um pouco cedo, e tivemos que esperar o bar abrir. Assim que os primeiros funcionários chegaram, entramos e nos sentimos em casa. Também, quem não gostaria de ter uma sala como essa?



Esperamos um pouco e o pessoal foi chegando e por volta das dez e meia foi dado início ao curso. Após uma breve introdução sobre a história da cerveja, curiosidades e seus principais ingredientes, foi iniciada a brassagem. O estilo, escolhido através de votação na semana anterior ao curso foi uma IPA.


Conforme a produção ia andando todos os participantes (que quiseram) puderam ajudar em alguma etapa. Como eu no processo de clarificação.


Durante o curso fizemos a degustação de três cervejas, das escolas inglesa, alemã e belga respectivamente. Além dessas foi servido durante todo o curso o chopp da cervejaria carioca Three Monkeys, que é um dos patrocinadores do curso. Vou deixar o review de todas as cervejas para o próximo post.

Enfim, o curso foi realmente muito proveitoso e a troca de ideias não só com o Pedro, mas com todos os colegas que participaram fez com que a experiência fosse ainda melhor.


Gostaria de deixar meu agradecimento ao Pedro e a Kate que ministraram o curso, a todos os funcionários do Lapa Café pelo ótimo atendimento e a todos que participaram. Espero muito em breve estar fazendo minha primeira brassagem e assim poder compartilhar com todos vocês não só os resultados, mas também o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário