terça-feira, 8 de março de 2016

URAL MOTORCYCLES

No post WHY WE RIDE?, eu fiquei devendo mais informações sobre o sidecar das fotos. E antes de falar sobre ele, vou contar um pouco da história da montadora.


A história da Ural começou no final da década de 30, com a 2° Guerra prestes a começar. Na época, o exercito russo que não contava com motocicletas de qualidade, foi buscar um modelo que atendesse melhor as suas necessidades. E como nos dia de hoje, nada se cria tudo se copia, lá atrás não foi muito diferente. Eles escolheram a BMW R71 (melhor moto com sidecar da época) como base para o projeto.

Na época, com medo de bombardeios a fábrica foi retirada de Moscou e transferida para a cidade de Irbit, localizada nos Montes Urais. Daí vem o nome que a marca carrega até hoje.


Deste ponto até a primeira Ural existem duas versões. A primeira de que o Exército Vermelho havia adquirido de forma sigilosa 5 modelos da BMW, desmontado e copiado todos os detalhes da moto. A segunda, é que a própria BMW teria fornecido o projeto  aos russos em troca de tecnologia soviética em diferentes ramos.

Em 1941 a primeira Ural (batizada de M-72) ficou pronta, e com a aprovação de Stalin deu-se início a produção.


Uma coisa que eu não sabia, é que a Harley também copiou esse modelo da BMW e chegou a fabricar cerca de 1000 unidades do modelo XA (Experimental Army), mas vou deixar essa história para um outro post.


No final de 1942, as primeiras M-72 foram para o campo de batalha. Durante a guerra, quase 10.000 motos foram entregues ao exército soviético.


Depois da 2° Guerra, a fábrica localizada nos Montes Urais passou a produzir somente modelos para o uso civil e a fabricação das motos de uso militar foi para outra unidade localizada na Ucrânia. Depois disso a empresa foi vendida ao capital privado e até os dias de hoje mantem os modelos na forma clássica, porém com atualizações tecnológicas.

Agora sim! Vamos falar do side que foi o real motivo desse post, o Ural Gear-Up.


Hoje a motocicleta ainda tem a mesma potência de quase 80 anos atrás. O motor boxer de 749cc que tem uma estética muito parecida com os motores BMW atuais (herança da cópia de projeto), conta também com toda a tecnologia atual para entregar o melhor desempenho ao usuário.


Atualmente a Ural tem 4 modelos na sua linha de produção. O Gear-Up (fotos), Patrol, cT e M70. Todos eles tem o mesmo chassi e motor, o que muda de um para o outro é algum detalhe no sidecar, suspensão, farol e acabamentos.

A Ural também tem um blog que é alimentado com fotos dos proprietários. E tem muita coisa massa, dá ainda mais vontade de ter um side. Não necessariamente um Ural, mas talvez uma café com side. Já pensou em viajar com o seu cachorro?

2 comentários:

  1. Quando eu aprender a soldar, vou construir o meu, o projeto ja esta pronto na mente e a Lokona vai ficar mais linda ainda, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gilberto.

      Cara também sou apaixonado por sidecar. Um dia eu também pretendo ter um na minha motoca.

      Excluir