quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

TÉNÉRÉ - VAZAMENTO DE ÓLEO NO MOTOR

Um problema crônico que atingiu algumas centenas de Ténérés 250cc, foi a montagem errada de um anel O-ring responsável pela vedação de um duto do sistema de refrigeração de óleo. E isso se estende às Fazers e Landers, já que os três modelos compartilham o mesmo motor. Vários são os relatos desse problema, desde aqueles que apareceram com a moto tendo rodado menos de 10 mil km (e ainda dentro da garantia) até os que passaram dos 25 mil km.


Segundo o pessoal da Yamaha o problema foi resolvido nas motos a partir dos modelos 2015. A minha moto é de 2014 e assim que comprei ela percebi o problema nos primeiros 30 km, mas como o vazamento ainda estava muito pequeno achei melhor não abrir o motor até que o mesmo aumentasse. Na época ela estava com pouco mais de 28 mil km e o vazamento não passava de uma mancha no local próximo ao duto de óleo.

Agora, quase um ano depois o vazamento teve um aumento. Após 10 minutos de uso rodoviário já se forma um acúmulo considerável no lado esquerdo do motor e que chega até escorrer pela tampa lateral.


Desde então tenho observado constantemente para ver se não há nenhum aumento e verifico o nível de óleo a cada dois ou três dias. Pra falar a verdade esse negócio te deixa meio paranoico.

A princípio deve-se trocar o anel O-ring (responsável pelo problema) e consequentemente as juntas do cabeçote e do cilindro. Ainda tem o O-ring da tampa de comando e as gaxetas do tensionador da corrente de comando e do tubo de distribuição de óleo que talvez precisem ser trocados (pelo menos o manual indica essa troca), mas como esse serviço não precisa do motor aberto eu posso tentar manter essas peças e caso haja necessidade trocá-las posteriormente.


Diferente da troca do pinhão e das pastilhas, a substituição de componentes do motor deve ser feita sempre por peças originais. O motor é o coração da sua moto e como o nosso, merece todo cuidado. Por isso já comprei as peças e pretendo efetuar a manutenção o quanto antes.

22 comentários:

  1. Trocando a vedação resolve, por quanto tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala brother!
      Cara, se o seu problema for o mesmo que o meu, vai resolver. Já tem um bom tempo que troquei e até hoje não apresentou nenhum problema.

      Excluir
    2. dom dia...
      necessito de informação ou passo a passo da montagem de motor com o tal de anel oring ...usei o desenho quw vc postou...a dúvida e e se o anel atrapalhar na subida do olio.

      Excluir
    3. Caro Vanderlei, boa tarde.
      Então, eu não sou mecânico de manutenção, tenho conhecimento básico da área e me considero apenas um entusiasta. Essa manutenção da minha moto por exemplo foi feita pelo meu mecânico. Primeiro porque não tenho conhecimento técnico para desamontar um motor e segundo porque não tenho as ferramentas necessárias. Te aconselho a procurar uma oficina especializada para realizar o serviço. E verifica se essa junta de velumolde vai ser tão eficiente quanto à junta metálica.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  2. Todo motor vaza óleo. Seja de carro, seja de moto, trem, navio, avião... todos eles mais cedo ou mais tarde vazarão óleo.

    Há vazamentos normais que não representam nenhum risco, e vazamentos anormais que precisam ser consertados em curto prazo.

    Um vazamento que assusta muito o pessoal é o da junta da tampa do cabeçote.



    A junta da tampa do cabeçote é de borracha e está exposta a temperaturas bastante elevadas no motor, então é normal que se deforme e em pouco tempo comece a vazar óleo. Acredite, isso acontece até nas hoooonda.

    O pessoal fica encafifado achando que é o fim do mundo, mas é um vazamento que só traz prejuízos estéticos.

    A turma que não entende nada de Mecânica acha que isso é causado por excesso de óleo no motor. Não é.

    O óleo é bombeado para o cabeçote por um tubinho que tem no máximo 5 mm de diâmetro, e lá em cima no cabeçote tem um buraco de saída escancarado medindo 50 mm x 20 mm por onde passam as varetas ou a corrente de comando.

    Não existe possibilidade de o óleo ficar retido no cabeçote e isso causar pressão ou vazamentos pela junta da tampa do cabeçote.

    Mas tenta explicar isso para o pessoal...

    Um vazamento comum, também sem gravidade, é pelo eixo de acionamento da embreagem. O retentor ou anel de vedação se desgasta e uma pequena quantidade de óleo começa a aparecer sobre a tampa lateral — não precisa arrancar os cabelos por causa disso, o único dano é estético.

    Outro desses vazamentos que assusta muito o pessoal é o da junta do cilindro, aquela que vai entre carcaça do motor e a base do cilindro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos.
      Valeu pelas informações. E concordo com você, mais cedo ou mais tarde haverá algum vazamento. Isso é natural e o equipamento foi projetado para isso. No meu caso, fiz o acompanhamento do nível durante um tempo e como estava baixando realizei a troca.

      Vou fazer um post em cima do seu. Você é mecânico?

      Grande abraço e nos vemos nas estradas.

      Excluir
  3. Vazamentos são normais sim,agora tenho uma Ténéré 250 2014 com 13 mil km e já está vazando na junta do cilindro e é um problema crônico dessa moto,isso não pode ser considerado um problema normal e sim um erro de fabricação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente foi um problema crônico até os modelos de 2014.

      Excluir
    2. Pior que nao foi a minha fazer 250 2017 apresentou vazamento junta do cilindro com apenas 18 mil km

      Excluir
  4. Concordo plenamente com você,um motor com 13 mil km não deve vazar numa jundo do cilindro,isso é erro de fabricação ou de montagem,estou com o mesmo problema,minha moto é uma tenere 250 2014 com 15 mil km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já rodei mais de 50 mil km depois da troca. Não tive nenhum problema até hoje!

      Excluir
  5. Falavam muito das Honda com este problema optei pela Lander, a minha está com 4.600 km 16/17 e começou o vazamento pelo cabeçote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai camarada, tudo bom?
      Vazamento no cabeçote? Essa é nova pra mim. Fez as revisões iniciais direitinho? Troca de óleo? Verificou se não tem nenhum parafuso bambo no cabeçote?
      Se for algum problema de fábrica, acredito que seu caso seja pontual. Pelo menos até o momento não tenho conhecimento que algum problema crônico no cabeçote desse motor. E não estou falando pra puxar sardinha pro lado da Yamaha não, afinal de contas a minha moto tinha um defeito de montagem. Só quis enfatizar que é sempre bom verificar a fonte do problema.
      Grande abraço e boa sorte com a Lander.

      Excluir
  6. Boa tarde, Pelo visto o problema crônico continua, tenho uma Lander 2016/2017 com 7.000 km, um ano e meio de uso e esta vazando óleo.
    Fui na Yamaha hoje e a junta custa R$ 130,00 e a mão de obra R$ 520,00 , olha o preju. Quem pensando em comprar uma pense duas vezes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Michael, concordo com você no ponto em que se o problema persiste nesse modelo de motor é uma bola fora da Yamaha. É um motor que já está no mercado há muito tempo e persistir nesse tipo de falha arranha um pouco a imagem da concessionária.
      Agora, apesar de ter passado pelo mesmo problema eu não pensaria duas vezes pra comprar outra Ténéré. Já estou com a moto há mais de 3 anos, rodei quase 100 mil km e fora esse problema só tive que fazer as trocas e manutenções periódicas, nada mais. A moto é um mini trator, rsrs!
      Grande abraço e nos vemos nas estradas.

      Excluir
  7. Estou com a minha 16/17 com 7000km comecoc o valor vazento na junta do motor

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a minha Ténéré 250 16/17 com 5000 mil está com mesmo problema

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, minha Ténéré é 2017/18 está agora com 20 mil km começou a vazar óleo na junta.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. A minha ano 2018 com 12 mil km rodados... Está vazando um pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, parece que esse problema vira e mexe aparece. Faz a manutenção com um mecânico BOM e seja feliz. Fora isso essa moto é boa demais! Saudades da minha!
      Abraços!

      Excluir