segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CAPA DE CHUVA - QUAL ESCOLHER?

Andar de moto na chuva é uma coisa que pra muitos não rola. Tem cara que só de ver algumas nuvens mais escuras nem sai de casa. Eu particularmente não tenho essa "birra".


Com ou sem capa, dependendo da intensidade da chuva (tá caindo aquele pé d'água e não dá pra ver um metro na sua frente) o mais correto é parar e esperar. Fora isso, eu toco o pau.

Uma coisa que pode incomodar durante uma chuva forte, mesmo quando você está com capa, é ficar molhado. Seja no peito, na cintura, nos pés, ficar com quase todo o corpo seco e somente uma parte molhada me incomoda mais do que se eu estivesse sem capa e me molhasse todo. E é ai que tá o problema: encontrar uma capa de chuva que cumpra bem o seu papel. Nesse pouco tempo ando de moto, eu tive três capas. Então resolvi fazer esse post com os prós e contras de cada uma.

A minha primeira foi a clássica capa de policloreto de vinila (PVC) de 50 conto.


Você compra em qualquer lugar, esquenta pra cacete, e num contexto geral até que cumpre bem o seu papel. Depois de alguns meses de uso regular, apresenta um ressecamento do PVC, que por sua vez fica quebradiço e a capa passa a ter alguns pontos de entrada de água e pronto, lá se vai a sua funcionalidade. Numa escala de 0 a 10 ela merece nota 5.

O segundo modelo que comprei, já foi mais sofisticado e com um valor mais alto (na época paguei algo em torno de R$800,00). Um conjunto de poliéster (cordura), com proteção nas áreas de mais impacto (no caso de queda), forro removível e entradas de ar.


Esse modelo de jaqueta e calça, não são os melhores que existem no mercado, mas é um dos melhores custo x benefício. As entradas de ar ajudam um pouco no uso rodoviário (só não pode esquecer aberto se começar a chover) e no trânsito faz tanto calor quando a primeira. Outro fator que incomoda é o espaço que ela ocupa. Fica difícil colocar em uma mochila por exemplo, mesmo tirando as proteções e o forro ela tem um volume muito grande quando dobrada. A calça também é ruim para vestir, pois não é muito larga e não tem elasticidade nenhuma, então tenho que tirar a bota, vestir a calça e colocar a bota de novo. Se tiver que fazer isso debaixo de chuva por exemplo, você vai ver que enche o saco. Quanto a permeabilidade ela atende bem, dando passagem de água somente no zíper da jaqueta em caso se chuvas mais intensas. Felizmente nunca cai com ou sem ela, então não sei dizer se as proteções funcionam ou não. Nota 7.

Tendo em vista que o conjunto anterior não tenha tanta praticidade quando o assunto é transportá-lo para um uso eventual, procurei uma capa que tivesse a praticidade e o volume reduzido para colocar em uma mochila e que apresentasse uma boa impermeabilização. Queria algo simples mas que tivesse uma qualidade melhor quando comparado com a capa de PVC. Acabei optando por essa capa da Farbene, que no final das contas ficou cara (quase 250 reais) e isso eu explico já já.


Feita em nylon, possui dupla camada do tecido. Fácil de vestir e de transportar, tem bolsos bem vedados e também faz bastante calor. Tinha tudo pra ser um ótimo produto até eu precisar usar. A vedação em velcro e zíper da jaqueta parecem não ter o mínimo de resistência à entrada de água. A capa de PVC tem uma vedação muito melhor (quando nova). Estou em processo de devolução dessa capa junto ao site onde fiz a compra e o que tenho a dizer é que não comprem. Péssimo custo x benefício. Nota 2.

Vou continuar procurando uma capa para o dia-a-dia, já a cordura eu deixo pra viagens mais longas. E até o momento a melhor opção para o uso diário é a capa de PVC. Assim que tiver uma nova experiencia faço um review aqui.

8 comentários:

  1. Cara eu prefiro comprar a primeira opção.
    Só que todo ano tem que comprar uma nova, porque ela sempre racha.
    Ela dura mais se lavar e secar após chegar em casa, depois dobrar e guardar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Juca, obrigado peça presença.
      Acabei comprando uma de PVC ontem, já que fiz a devolução da capa que não funciona. E o preço aumentou, tá 70 dilmas.

      Excluir
  2. Eu também fico com a boa e velha capa de PVC, geralmente de marcas que os próprios motoboys usam pois elas aguentam mais o tranco apesar da durabilidade limitada.
    Para você ter uma noção uso uma desde 2011, só agora, ela começou a dar sinais de fadiga...De cordura já tive tb mas nao me adaptei muito, a que comprei a resistencia a agua foi para o brejo rapidao, fora o incomodo de levar como tu mesmo disse.

    Agora, uma dica que me deram e que quero por em prática, é comprar aquelas jaquetas nauticas que vendem em lojas como decathlon, Centauro, etc.: Tipo essa daqui: http://i2-decathlon.a8e.net.br/gg/jaqueta-masculina-impermeavel-arpenaz-3-em-1-quechua_14588274_1724865.jpg

    Além de ter uma estética um pouco melhor, deve resistir bem, porque isso dai foi feito para durar em chuva durante uma navegação, quem me deu a dica e disse que tem, falou que não entra agua nem a pau.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica. Quando comprar, posta as suas opiniões aqui.

      Excluir
  3. Eu achei interessante a capa da givi, pelas fotos ela parece ser bem robusta e não tem aparencia de saco de lixo.
    ja teve contato com essa capa?
    É a capa da pantaneira? Achei interessante o modelo estilo
    http://www.pantaneirocapas.com.br/produto.php?categoria=estilo&produto=1400

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma da givi
      A jaqueta e muito boa mas a calça aguentou 3 chuvas entram muita água nas partes baixas

      Excluir
  4. Eu uso roupas de montanhismo que comprei na Decathlon. Foi o que resolveu, pois alem de segurar a chuva são respiraveis, não fazem calor!!!!
    O preço é bem honesto, jaqueta rain cut por 70 reais e calça da tripboard por outros 70 reais.
    O ponto negativo é que o tecido é de membrana, então a cada lavagem o ideal é aplicar imperbealizante de novo, pois ela vai perdendo a capacidade. Uso da 3m que custa 40 reais e dura como 1 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara sua dica foi a top com certeza vou comprar esses produtos. A Jaqueta já achei e a bota, mas não encontrei a calça, poderia especificar melhor o que ja comprou de bom? Grato

      Excluir