terça-feira, 26 de maio de 2015

FILTRO DE AR - LIMPEZA

Filtro de ar sujo, além de reduzir o desempenho da moto aumenta o consumo de combustível. Existem vários tipos de elementos filtrantes, e na Ténéré o filtro é de espuma. Esse tipo de filtro é muito utilizado em motos off-road e tem como vantagens a facilidade de limpeza, o que proporciona uma maior vida útil.

Para fazer a limpeza é só desmontar a tampa lateral direita e retirar o elemento filtrante.



De acordo com o manual, a limpeza deve ser feita a cada 5 mil km ou quando a moto for utilizada em condições anormais de poeira e umidade. Como comprei a moto tem pouco tempo ainda não tinha tido disponibilidade pra limpar o filtro, que deveria estar sem receber um cuidado há algum tempo julgando pelo estado que ele estava.


O filtro deve ser retirado da guia e limpo com querosene, que é o mais indicado por não agredir a espuma. Jamais limpe com gasolina!

O recipiente onde será feita a lavagem deve estar limpo e livre de impurezas.


Após a limpeza deve-se retirar todo o excesso de querosene apertando o elemento com as mãos. Jamais torça a espuma, pois isso pode danificá-la.


Aplique o óleo recomendado (isso está no manual) em toda a superfície do elemento e aperte-o para remover os excessos de óleo. Em relação ao uso ou não de um óleo específico fiquei na dúvida e perguntei para três pessoas.

Mecânico que só não sabe mexer na Shadow (entenda isso aqui) - "Limpo com querosene e aplico óleo hidráulico de freio".

Mecânico da Yamaha - "Agente nunca ouviu falar desse óleo não. Aqui nos lavamos com óleo diesel e depois só retiramos o excesso".

Meu amigo que faz trilha e saca muito de moto - "Cara, eu lavo com sabão ou detergente neutro e depois passo um pouco de óleo diesel".

No caso de não ter um óleo específico para filtros de ar, pode ser utilizado óleo de motor. Pelo menos nisso todos os três concordaram, então o óleo de motor não vai fazer mal.

2 comentários:

  1. Cara, já pensou no óleo K&N? Tem um kit de limpeza deles, eu uso no meu filtro que é esportivo. Acho que funcionaria bem pra vc tb. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala Raul! Valeu pela dica cara, mas acho que esse kit seria interessante se eu tivesse um filtro K&N na minha moto. Pois o filtro K&N não preciso trocar, mas o de espuma tem que ser trocado de tempos em tempos, pois ele se deteriora de acordo com o uso. Andei procurando, mas não achei filtro K&N para a Tenere 250. Mas pra motos de maior cilindrada com certeza é a melhor opção.
    Abraços!

    ResponderExcluir