quinta-feira, 12 de março de 2015

WEISSBIER

Já falei sobre cervejas de trigo do tipo Weizen e Dunkel. Quem não sabe o que é uma cerveja Weizen pode ver aqui.

Como qualquer outra cerveja, as do tipo Weizen devem ser servidas corretamente. Para isso existem alguns passos:
-Selecione um copo (tipo Weizenbier) que comporte todo o conteúdo da garrafa. As características da cerveja estão espalhadas pela garrafa, e isso deve ir ao copo de uma só vez.
-Com o copo bem inclinado, sirva lentamente a cerveja evitando que forme espuma, deixando aproximadamente dois dedos do líquido dentro da garrafa.
-Segure a garrafa pelo gargalo e rotacione o punho fazendo com que a garrafa gire. Isso irá lavar o fundo misturando a levedura que está depositada no fundo.
-Despeje o restante de uma só vez no copo, formando uma camada de dois a três dedos de espuma. A espuma tem função de proteger a cerveja evitando a oxidação e mantendo os aromas por mais tempo.

Algumas cervejas como a Baden Baden Weiss trazem no rótulo traseiro uma ilustração, para que mesmo quem não está familiarizado com o estilo possa ter uma boa experiência.


E por falar nela...

Baden Baden Weiss


Graduação Alcoólica: 5,20% vol
Tipo: Weizenbier
Cerveja não filtrada, de aparência turva. No fundo da garrafa fica sedimentado o fermento, que ao ser agitado mistura-se à cerveja, formando um creme.

Outra cerveja do tipo Weizen que muito me agrada é a St. Gallen


Graduação Alcoólica: 5,50% vol
Tipo: Weizenbier
Cerveja nacional fabricada no Rio de Janeiro. Além de toda a qualidade da cerveja, ela vem em uma garrafa igual de champagne, com rolha de cortiça. O difícil é um copo que caiba todo o volume da garrafa de 750ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário