domingo, 1 de março de 2015

VAI COMPRAR UMA MOTO USADA? OPS, UMA SHADOW? #02

Continuando o último post sobre a compra de uma moto (Shadow) usada, seguem as dicas sobre o que se deve verificar antes da compra.

Peculiaridades

- Ventoinha do radiador: Faça o teste desconectando o fio do termostato (cebolinha) do radiador e com a moto desligada mas com a chave de ignição em ON encoste o fio na carcaça do termostato. Se a ventoinha armar, está ok. Se não, o problema pode estar na parte elétrica.




- Radiador: Veja se está em perfeitas condições e se não há vazamentos. Deixe a moto aquecer até armar a ventoinha (se não armar com o aumento de temperatura e ela funcionou normalmente no teste, o problema pode ser o termostato). Coloque a mão próxima ao radiador pela parte de fora dele; se ele estiver aquecido é sinal que o sistema de arrefecimento está funcionando bem. Caso contrário, pode ser problema de entupimento nas mangueiras ou falta de fluido.



A verificação do nível de fluido deve ser feita com a moto na temperatura normal de trabalho e na posição vertical. O ideal é entre a marca superior e inferior. Se estiver acima não tem problema, pois o reservatório de expansão elimina todo o excesso por um ladrão, e se estiver abaixo deve ser completado.



- Bomba d'água: Fica do lado esquerdo do motor na parte de baixo. Leve um paninho para limpar em volta da bomba retirando qualquer excesso de óleo e veja se não há nenhum vazamento aparente. O fluido normalmente é esverdeado.



Outra coisa que eu pensava que poderia me ajudar é levando um mecânico pra olhar a moto. Se for aquele mecânico seu amigo que está acostumado a mexer em CG, ele pode até ir junto, mas não espere muita coisa. Se quer levar alguém com um conhecimento mais técnico e prático, procure alguém que realmente entenda da moto, mesmo que você não o conheça. Procure indicações e leve um cara profissa. A Shadow é uma senhora moto, mas necessita de cuidados.
Todas essas medidas podem ser feitas facilmente, vão demorar no máximo 1 hora, e vão lhe ajudar definir se a moto em questão realmente vale a pena. E tente evitar toda a empolgação e ser bem criterioso.

Agora, itens como óleo, filtro de óleo e filtro de ar não tem como saber a real situação somente com uma inspeção visual, então, se você comprou a moto leve para a revisão e faça a verificação desses itens e de todo o resto da moto. Mas vou deixar o assunto da revisão para outro post.

3 comentários:

  1. Gostei dos comentários... não sou conhecedor de moto como a Shadow... mas estou a fim de comprar uma

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima motocicleta! tenho uma ano 2000 há 8 anos (sou 2º dono) e nunca me deixou na mão. Sempre tenho peças de manutenção guardadas pra evitar transtornos de faltar. Aprendi a mexer na moto na necessidade mesmo. É muito bom! A moto é simples, é só questão de saber como fazer. Tem muitos tutoriais que ensinam a mexer e vc não ser explorado em oficinas. eu aprendi a limpar o carburador e ficou filé. Abraço. Boa sorte.

    ResponderExcluir