domingo, 1 de março de 2015

VAI COMPRAR UMA MOTO USADA? OPS, UMA SHADOW? #02

Continuando o último post sobre a compra de uma moto (Shadow) usada, seguem as dicas sobre o que se deve verificar antes da compra.

Peculiaridades

- Ventoinha do radiador: Faça o teste desconectando o fio do termostato (cebolinha) do radiador e com a moto desligada mas com a chave de ignição em ON encoste o fio na carcaça do termostato. Se a ventoinha armar, está ok. Se não, o problema pode estar na parte elétrica.




- Radiador: Veja se está em perfeitas condições e se não há vazamentos. Deixe a moto aquecer até armar a ventoinha (se não armar com o aumento de temperatura e ela funcionou normalmente no teste, o problema pode ser o termostato). Coloque a mão próxima ao radiador pela parte de fora dele; se ele estiver aquecido é sinal que o sistema de arrefecimento está funcionando bem. Caso contrário, pode ser problema de entupimento nas mangueiras ou falta de fluido.



A verificação do nível de fluido deve ser feita com a moto na temperatura normal de trabalho e na posição vertical. O ideal é entre a marca superior e inferior. Se estiver acima não tem problema, pois o reservatório de expansão elimina todo o excesso por um ladrão, e se estiver abaixo deve ser completado.



- Bomba d'água: Fica do lado esquerdo do motor na parte de baixo. Leve um paninho para limpar em volta da bomba retirando qualquer excesso de óleo e veja se não há nenhum vazamento aparente. O fluido normalmente é esverdeado.



Outra coisa que eu pensava que poderia me ajudar é levando um mecânico pra olhar a moto. Se for aquele mecânico seu amigo que está acostumado a mexer em CG, ele pode até ir junto, mas não espere muita coisa. Se quer levar alguém com um conhecimento mais técnico e prático, procure alguém que realmente entenda da moto, mesmo que você não o conheça. Procure indicações e leve um cara profissa. A Shadow é uma senhora moto, mas necessita de cuidados.
Todas essas medidas podem ser feitas facilmente, vão demorar no máximo 1 hora, e vão lhe ajudar definir se a moto em questão realmente vale a pena. E tente evitar toda a empolgação e ser bem criterioso.

Agora, itens como óleo, filtro de óleo e filtro de ar não tem como saber a real situação somente com uma inspeção visual, então, se você comprou a moto leve para a revisão e faça a verificação desses itens e de todo o resto da moto. Mas vou deixar o assunto da revisão para outro post.

9 comentários:

  1. Gostei dos comentários... não sou conhecedor de moto como a Shadow... mas estou a fim de comprar uma

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  2. É uma ótima motocicleta! tenho uma ano 2000 há 8 anos (sou 2º dono) e nunca me deixou na mão. Sempre tenho peças de manutenção guardadas pra evitar transtornos de faltar. Aprendi a mexer na moto na necessidade mesmo. É muito bom! A moto é simples, é só questão de saber como fazer. Tem muitos tutoriais que ensinam a mexer e vc não ser explorado em oficinas. eu aprendi a limpar o carburador e ficou filé. Abraço. Boa sorte.

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  3. bom dia

    tenho uma 2002, vou trocar o liquido de arrefecimento. qual o procedimento? drenar do reservatório e radiador, e colocar por pelo reservatório mesmo até chegar na marca ou eu coloco pela tampa do radiador até chegar no nível no reservatório?

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    1. E aí Diego, tudo bom?
      A shadow tem dois pontos de drenagem. Um parafuso que fica na bomba do sistema de arrefecimento e outro no cilindro traseiro. Antes de remover os parafusos de drenagem retire a tampa do radiador para tirar a pressão do sistema. Após a drenagem coloque os parafusos de volta e coloque o líquido de arrefecimento. Ligue a moto no ponto morto, acelere um pouco e coloque mais líquido se for necessário.

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    2. Boa tarde, tudo bem.

      Obrigado pelas dicas, tem sido super uteis. mas ainda persiste uma dúvida. após drenar, eu coloco o líquido de arrefecimento pelo radiador (no lado direito) e se for preciso eu completo um pouco no reservatório? é isso mesmo?

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    3. Isso, sempre que for completar o líquido de arrefecimento é pelo lado direito no radiador. O reservatório você completa se for necessário.

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    4. Obrigado pelas dicas.
      Troquei todo o liquido de arrefecimento e aproveitei e troquei o filtro de ar tbm, mas mesmo assim qdo eu pego pista, uns 15 min depois ela esquenta e ascende a luz. o que deve ser? tem como testar a bomba d'agua? ou será que pode ser algo no cabeçote?

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    5. Diego, pode ser sim algum problema na bomba. Mas podem ser outros fatores.
      Tenta fazer as verificações que descrevi no começo do post. Se estiver tudo normal, procura seu mecânico para olhar se não há nenhum vazamento no selo da bomba e se o funcionamento do circuito está normal.
      Boa sorte ai com a motoka e grande abraço!

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