domingo, 15 de março de 2015

SHADOW 600 - REVISÃO

Se você esta pensando em adquirir uma Shadow, sugiro a leitura destes posts aqui e aqui. E caso você tenha comprado uma recentemente, pesquisou muito antes de comprar, leu várias informações no fórum Motos Custom, se não leu, vai lá. Tem muito cara que saca de Shadow e de outras custom também, eu aprendi muita coisa lá. Mas voltando ao foco, a Shadow é uma moto e tanto, tem um puta motor e mecânica confiável, mas se não tiver certos cuidados pode causar algumas dores de cabeça.

Faça uma revisão geral na moto, mesmo que o antigo dono fale que a moto está impecável e não tem nada pra fazer. Só se a moto for de alguém conhecido e você saiba qual o real cuidado ele tinha com ela, pode deixar uma geral para depois.

Deve-se verificar:

-Sistema de combustível: O sistema de alimentação de combustível da Shadow é uma das coisas que mais gera polêmica. Quem já pensou em adquirir a moto, com certeza já ouviu falar da bendita "bomba relógio" que ela tem, que provoca incêndios, mata milhões de pessoas hahaha.


Não é bem assim. O que acontece na maioria das vezes é que a pessoa compra a moto e não verifica nada. Como qualquer peça, a bomba também tem uma vida útil, que pode variar de 5 até uns 10 anos, dependendo do uso e cuidado que se tem com ela. No final da vida útil a bomba começa a apresentar um aquecimento fora do normal, e isso auxiliado a mangueiras ressecadas que nunca foram trocadas, filtro de combustível entupido, ai aparece um vazamento e kbum. Está feita a merda!

Nas motos que foram produzidas até 2002 (carburação dupla), a bomba tem certa importância. Depois de 2003 eles mudaram pra um carbura só e colocaram uma bomba de diafragma, se não me engano. Ai já não sei falar quais podem ser os efeitos. Mas no caso da Shadow com 2 carburas, a retirada da bomba, além de diminuir a autonomia, que já não é grande, pode deixar os cilindros encharcados o que pode provocar até uma trinca no cabeçote, pode provocar calço hidráulico também. Então eu acho que mesmo sendo uma opção polêmica e relativamente cara continuaria com a bomba, lógico que depois de trocar tudo que estivesse ruim.


-Acelerador e afogador: Ajustar se houver necessidade;

-Filtro de ar: Se não souber a procedência, troque. Tem muita gente que faz adaptações com o filtro de ar da Shadow. É filtro de Corsa, Bros, CG Titan e por ai vai. Mesmo tendo um custo relativamente maior, o filtro original é mais garantido. Vai que fica alguma abertura na adaptação, ou um pedaço do silicone que foi usado pra vedar o filtro cortado se solte e vá parar dentro do motor. Ai é mais uma merda pronta. Sei que vai ter gente que fez a adaptação e não teve problema nenhum e vai dizer que eu estou equivocado, mas essa é minha opinião.

Uma alternativa são os filtros laváveis da K&N, esse sim seria o final dos problemas. Troca de filtro nunca mais! Mas como nunca fiz essa troca e não conheço ninguém que tenha feito, não tenho como opinar.


-Velas de ignição: Trocar se houver necessidade. A Shadow utiliza as mesmas velas da CG Titan.

-Folga das válvulas: A verificação das folgas das válvulas tem certa importância, principalmente quando não se tem conhecimento de quem mexeu na moto antes. Eu mesmo cheguei a andar com a minha Shadow com as válvulas presas durante um tempo sem saber, isso por falta de conhecimento do primeiro "mexânico" que levei ela, que sequer conferiu as folgas (que estavam igual de CG) durante a primeira revisão que eu fiz. Depois de penar um pouco, levei em outro mecânico (Framir Motos - VRB) que manja muito de motos grandes. Ele sim acertou a moto!

-Óleo e filtro de óleo: Efetuar troca na revisão e periodicamente de acordo com quilometragem ou tempo que o óleo ficar no motor (na moral, cara que deixa a moto parada por mais de 6 meses tem que apanhar). O manual orienta a troca a cada 6000 km, mas eu troco o óleo a cada 3000 km e o filtro a cada 6000 km.


-Carburadores: Faça uma limpeza completa nos carburas. A equalização dos carburadores deve ser feita somente se a moto apresentar um consumo muito abaixo da media (alto consumo pode ter outras causas), caso contrário não mexa no que não precisa. Pode ser pior.

-Sistema de arrefecimento: Verifique as mangueiras, bomba, ventoinha e termostato. Se estiver tudo funcionando normalmente faça a troca do fluido na revisão e periodicamente de acordo com o manual.


-Kit transmissão: Trocar se estiver com desgaste excessivo.

-Sistema de freios: Verificar o disco para ver se não há empenos, sistema hidráulico do freio dianteiro e trocar o que estiver desgastado (óleo hidráulico, pastilhas e lona de freio). Ajuste do burrinho de freio se necessário.

-Sistema elétrico: Verificar se não ha nenhum fio quebrado ou rompido, fusíveis, lâmpadas, bateria, retificador de bateria. Por falar em bateria, a original da Shadow é comum (com ácido), o que requer um certo cuidado em relação a manutenção. Se estiver funcionando pode mantê-la, caso contrário aconselho a troca pela bateria de gel. A da XT660 serve perfeitamente, mas tem que ser instalada com os polos invertidos.

-Suspensão: Verifique se não existem folgas e vazamentos de óleo.


-Rodas: Verificar se não há empenos e fazer o balanceamento quando necessário.


Todo veículo necessita de manutenção, e mesmo após uma revisão completa podem aparecer novos problemas, não por negligência durante a revisão, mas por que a peça ou o que deu problema chegou no final da sua vida útil. Vou deixar aqui o manual de serviços, para quem quiser fazer o download.

61 comentários:

  1. Bom dia.... a minha Shadow 600 1999 esta vazando muito óleo pelo filtrode ar o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pode ser falta de limpeza na caixa de ar, ou o respiro do cabeçote entupido. Pode ser uma série de coisas, sugiro que faça uma verificação no sistema de óleo (dutos e mangueiras), veja se não precisa trocar nada. Verifique também todo o sistema do filtro de ar.

      Excluir
    2. Participe do grupo shadow 600 de Agnaldo Andrade. Meu wattsup 11978118764

      Excluir
  2. Gostaria de saber sobre o sistema de combustível da 2003, a minha tá com o mangote que sai do registro pra o carburador furado e eu não sei como encontrar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Airton, tudo bom.
      Cara, se tem algum conduto furado tem que trocar. Procura um mecânico de confiança e que entenda dessas motos. Não leva em cara que está acostumado com CG que você vai passar raiva. Não estou dizendo que o cara que mexe com CG seja um mecânico ruim, mas se ele não tem conhecimento sobre a Shadow, é melhor não arriscar.
      Qualquer coisa procura la no Fórum Motos Custom. O pessoal é sempre muito solicito em ajudar.

      Excluir
  3. Excelentes comentários... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite B.B, que óleo vc indica para a shadow 600, existe óleo com qualidade superior ao indicado pelo fabricante?
    (Mobil super 4t)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí BB tudo bom?
      Pode utilizar algum óleo semissintético para prolongar os períodos de troca. Mas sinceramente não vejo tanta necessidade. Por se tratar de um motor que não carrega tanta tecnologia assim, o móbil 20w50 atende super bem. Mas é o tipo de coisa que vai de cada um, talvez você tenha preferência por alguma marca específica. O que inporta e ter as características de acordo com o motor e fazer as trocas nos períodos corretos. Ah, não se esqueça do filtro de óleo também.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Bom dia, minha moto está com 45.000 km e não apresenta nenhum sinal de desgaste. Você indica alguma manutenção preventiva no motor além da troca de óleo?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Rubao, tudo bom?

      Cara, nesse tipo de situação é complicado eu falar alguma coisa por que não sei como você cuida da moto, se foi o único dono e etc.
      Mas alguns detalhes que você pode verificar e chegar num resultado se precisa ou não dessas manutenções.

      Como você cuida da moto. Troca óleo e filtros nas quilometragens corretas? Não precisa ser nada muito cedo, mas também não fique rodando com um mesmo óleo por mais de 10k. Eu costumava trocar de 3k em 3k quilômetros e o filtro de óleo a cada 6k. O filtro de ar é mais tranquilo e não necessita de tanto cuidado assim.

      Se você sabe a procedência da moto, e faz as trocas de forma correta (não quis dizer que a minha maneira é a correta, só dei o meu exemplo) e a moto não apresenta nenhum vazamento, ruído ou consumo anormal pode ficar tranquilo.

      Uma coisa que aprendi, e que não se mexe naquilo que não está dando problema. Motor da Shadow é um trator. Se tiver esses cuidados acima com ele, vai durar a vida toda.

      Agora, se tem algum vazamento, o nível de óleo abaixa rapidamente, o consumo está alto e bom dar uma olhada. Aí vai depender muito do tipo de problema encontrado pra eu falar o que poderia ser feito.

      Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode perguntar que respondo dentro daquilo que sei.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Fala B.B td certo e aí?
      Sou o terceiro dono dela. Comprei em 2015 quando tinha 18.000 km (praticamente zerada) e os últimos donos cuidavam bem da parte mecânica...
      Sempre troco o óleo/filtro dessa maneira que você diz e nunca tive problema.
      Agora ela está com 50.000 km e tenho notado que na saída de primeira marcha, eu tenho que segurar um pouco mais a embreagem senão ela "vibra". Isso acontece principalmente quando estou com garupa (minha mãe tem uma shadow 600 ano 02 e não sinto o mesmo quando ando com a dela, a saída em primeira marcha é suave).
      O consumo aumentou recentemente e estou procurando um mecânico de confiança em são paulo (capital) pra fazer a equalização dos carburadores (fiz da última vez com 34.000 km na honda e não gostei do resultado) e regular a folga das válvulas.
      Não penso em trocar tão cedo, por isso estou procurando investir em manutenção preventiva pra não levar nenhum susto e também manter a máquina em dia!
      Obrigado pela atenção e desculpa a demora pra responder, vi somente hoje sua resposta navegando ao acaso...rs
      Abração

      Excluir
    3. Fala Rubão, tudo bom meu camarada?

      Cara, com relação à essa vibração na saída eu daria uma olhada nos discos de embreagem. Eu cheguei a trocar os discos da minha e ante de trocar ela também fazia isso, que é totalmente normal se eles estiverem no final da vida útil. E se for realmente isso, troque assim que possível. Já fiquei na rodovia sem embreagem e isso não é nada bom. Se não for a embreagem eu não sei te falar nenhuma outra possível causa para isso.

      E sobre esse aumento de consumo, pode ter alguma relação (muito pequena) com a embreagem (se for ela), mas consideraria outros fatores como você mesmo disse:
      -Regulagem dos carburas
      -Regulagem da válvulas
      -Limpeza do filtro de ar
      -Relação coroa/pinhão (também interfere no consumo)

      No mais é isso. A shadow é uma puta moto e merece todo o cuidado.

      Grande abraço e nos vemos nas estradas.

      Excluir
  6. Bom dia..me ajudem
    Minha shadow 600cc, 97/98 e menos de 10 mil km rodados, não liga. Ao chegar em caso ontem, ela apagou. Ja tinha rodado uns 40km com ela. Como faltava uns 5 metros até o local, liguei novamente a moto e ao estacionar começou um barulho de algo batendo, ao desligar (tirar a chave da ignição) o barulho continuou por alguns segundos. Hoje fui fazer algumas verificações: ela não liga, nem acende as luzes no painel, aparentemente tem
    oleo (pois so verifiquei com ela desligada).
    Pensei que pudesse ser bateria, tentei com meu carregador externo, mas também não funcionou tentar liga-la após algum tempo. Alguém pode me ajudar?
    Ele sofreu revisão recentemente, então estou perdido no que pode ser. Estou no Rio de Janeiro.
    O que pode ser? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, boa tarde.
      Se você ainda não resolveu o problema, acredito que pode ser um relê do motor de arranque. Passei por algo parecido há algum tempo.
      Mas de qualquer forma procure um mecânico.

      Excluir
  7. Fala meu camarada.
    Eu nunca tive uma moto e to querendo comprar uma moto nesse estilo da shadow mas eu me preocupo muito com a relação custo beneficio (preço da manutenção, consumo de combustível e etc), me interessei bastante pela shadow mas queria uma luz pra saber se vale mais a pena uma outra moto, ou investir um pouco mais de grana pra pegar uma melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai meu camarada, tudo bom?
      De vez em quando alguém me pergunta sobre qual moto comprar, e eu costumo dizer que não posso dizer qual é boa ou ruim para cada pessoa pois é algo muito pessoal. Depende do tipo que uso que você quer fazer, qual estilo te agrada e etc.

      Mas vamos lá, vou te falar o que acho tendo como base as minhas experiências. Eu comecei a andar de moto não tem muito tempo (pouco mais de 5 anos) e no início era simplesmente uma questão de necessidade ter um veículo barato para me locomover. A primeira moto que tive foi uma CG150 e aprendi muito com ela. Quase dois anos depois eu comprei a Shadow (tem dois links no começo desse post sobre ela) e tive ótimos momentos e outros nem tão bons assim, mas de qualquer forma serviu de experiência. Nesse período percebi que manter uma moto de pequena cilindrada e uma moto de cilindrada maior ao mesmo tempo não era exatamente o que eu podia pagar. Assim, decidi vender as duas motos e comprar uma moto de cilindrada média-baixa (Ténéré 250 que estou até o momento) e essa foi a decisão mais acertada. Mas eu só consigo enxergar dessa maneira hoje e se pudesse voltar no tempo, provavelmente eu faria tudo do mesmo jeito novamente. Como primeira moto, eu particularmente, não pegaria uma 600cc. Procuraria uma moto um pouco menor (infelizmente o nosso mercado é carente de modelos custom de média cilindrada) para fazer o que chamamos de escadinha e ir subindo de cilindrada de acordo com a experiência adquirida. Uma moto menor é mais fácil de controlar quando não se tem muita experiência. Agora se é teu sonho man, vai fundo compra a Shadow, uma HD ou qualquer outro modelo, pois como disse no começo a escolha de uma moto é muito mais passional do que racional.

      Ah, com relação a custo benefício uma moto maior sempre vai ter o custo de manutenção mais elevado. O valor da manutenção é exponencial em relação à cilindrada (e se for HD, Ducati, BMW se prepara porque a pedrada é grande, hehehe). E pra finalizar, sem querer puxar sardinha pro meu lado não acredito que exista no BR hoje melhor custo x benefício do que a Ténéré 250. Mas vou parar por aqui, grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  8. Boa tarde,recentemente comprei um shadow600,estou com o seguinte problema...e dias mais quente ele vaza um pouco de agua pela mangueira de drenagem do filtro de ar ,a toquei o fluido do radiador mas o problema persiste ....pode me dar uma luz?


    att,Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Fernando, tudo bom?

      Cara, não me lembro de nenhuma conexão entre as mangueiras de passagem do fluido de arrefecimento e o filtro de ar. Eu sei que existe uma manguei que liga o reservatório do fluido e o radiador, pois durante o aquecimento o líquido se expande, ou seja, ocupa um espaço maior e nesse caso essa comunicação serve para isso. Além disso há um "ladrão" que é responsável para expulsar todo o excesso de fluido durante o aumento do volume. Se for isso que está acontecendo, pode ficar tranquilo que é normal e vai parar quando o reservatório atingir o limite máximo de expansão. Mas verifique e se achar necessário leve a moto em um mecânico de confiança e que tenha CONHECIMENTO da mecânica da Shadow.

      Abraços e nos vemos na estrada.

      Excluir
  9. Boa tarde.
    O cabo do afogador da minha shadow arrebentou, e ñ estou encontrando para comprar. Alguem sabe aonde encontro ou ja teve a msm experiência e encontrou ou fez alguma adaptação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai meu caro, tudo bom? Eu nunca tive problema, então não posso te dizer se dá pra adaptar ou onde vai encontrar. Mas vai no fórum que citei no começo desse post. Lá tem muita gente disposta a ajudar e que provavelmente já passou por esse problema.

      Abração!

      Excluir
  10. E aí pessoal tudo bem com vcs? Seguinte. Tenho uma Shadow 600 99. Uma super moto. Apesar de eu já ter feito várias revisões e hoje está praticamente zerada e com 84mil km. Minha dúvida é a seguinte: Faz um mês que troquei os pneus que não eram originais por dois novos da Pirelli. Notei que a moto não faz mais os mesmo Km´s por litro que antigamente. Já levei pra equalizar os carburadores. Levo somente no mesmo mecânico a 1 ano. Antigamente ela fazia na média uns 23,0km/l a 90/100km na pista. A forma que eu usava para medir era até a reserva, onde ela andava uns 226 km até entrar na reserva. Hoje ela entra na reserva com 180 km. Seria a troca de pneus? Agradeço a atenção de todos e gostaria de parabenizar os mantenedores deste fórum com muita informação precisa e séria. Um abraço! Apresento à vcs a minha sombra. OK! https://www.youtube.com/watch?v=Gp3ANA5KOcA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai meu camarada, tudo bom? Cara, a troca de pneus em si não tem influência nenhuma no que diz respeito ao consumo. Andar com os pneus com a pressão abaixo do recomendado tem uma pequena influência pois o atrito entre eles e o solo é maior.
      Já tentou abastecer em postos de gasolina diferentes?
      Verificou se não tem nenhuma mangueira com vazamento de combustível?
      Vale conferir se a tampa do tanque está fechando legal, já que a gasolina evapora se tiver contato com o ar.
      Verificar o ajuste das válvulas.
      Acho que fora isso não tem muitas outras opções. Espero que possa ajudar.
      Grande abraço e boas estradas!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Desculpa ai meu caro, removi sem querer a resposta. Mas que bom que conseguiu resolver o problema.

      Excluir
  11. Estou com minha querida Shadowgun 600 2001. Tenho desde 2006. Tem um vazamento nas tampas de válvulas a não tem jeito. Alguma sugestão. Troca- Las é uma grana alta. Já troquei várias juntas, parece q está empenada. Pensei em passar numa retifica. Será q resolve? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não tenho conhecimento técnico suficiente para dizer se a retífica resolve. E se estiverem realmente empenadas o ideal é trocar, mas como você disse o valor é alto. Deve ter que deixar um rim lá na concessionária. Dá uma pesquisada sobre o assunto lá no Forum Motos Custom. Tem o link no começo do post.

      Excluir
  12. Boa noite, a minha Shadow esta dando muitos pipocos (tiros), seria a descarga ou outra coisa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente quando começa a dar esses pipocos é o carburador que não está bem regulado. Sujeira também ajuda. É bom verificar com o seu mecânico.

      Excluir
    2. perguntei ao mecânico, ele falou que era a descarga desmiolada, porém, a minha descarga é original.

      Excluir
  13. duvida sobre modelos bi carburados e mono (2002); (2003)

    ola b.b. Ja aprendi que a carburação duplas da mais torque.. A questão na hora da manutenção ou reposição de pecas os valores diferem uma da outra? ou uma requer mais manutenção que outra?

    Só isso que me falta saber pra comprar a minha (agente as vezes acredita qto mais nova melhor) essa mudança da carburação não interfere em nada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação à manutenção acredito que não terá muita diferença não. A única questão é que as bi carburadas precisam de equalizar de tempos em tempos.

      Eu particularmente prefiro as bi carburadas; foi a que eu tive, então talvez seja suspeito pra falar. A Honda lançou a shadow 600 com um carburador apenas pra tentar atender exigências dos órgãos reguladores de emissão de poluentes e matou a moto na minha opinião.
      Espero que ajude e boa sorte com a motoca!

      Excluir
  14. BOAAA NOITEE B.B �

    Meu grande eu gostaria de saber se ainda vale adquiri uma shadow 600 ainda e quando for adquirir qual seria o melhor ano a se pegar e também o quanto mais o menos eu teria de gasto depois de comprar uma e mandar para uma revisão, para prevenir futuros gasto né!

    E também um dos mais importante é alguém aqui conhece mecânicos de confiança no RJ? gostaria de saber aonde tem bons mecânicos de shadow "moto custom", pq sinceramente quase não vejo no RJ, e sempre que vou pesquisar só aparece em SP. " Salve SP "

    Aaah oficina de customização p shadow tbm aonde teria aqui no RJ. kkkk

    Eu particularmente to pensando em levar a minha assim que adquirir a um mecânico em SP mesmo... Kkkkk

    Esta complicado achar por aqui!

    Forte abraço meu grande e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  15. Tudo bom meu brother!!!

    Vamos por partes:

    É complicado dizer o que vale a pena ou não. Talvez o que valha pra mim pode não valer pra você, entende? É uma série de fatores de são levadas em conta na hora de comprar uma moto (quando digo moto, isso serve para qualquer veículo). Uma coisa que sempre falo para os meus amigos, é que moto não é investimento e sim um bem de consumo. Acho que todos nós devemos ter isso em mente.

    Com relação à aquisição da moto propriamente dita não existe um ano específico que vá ou não vá te dar trabalho. Por exemplo, uma moto de 1996 pode estar com toda mecânica e elétrica em condições prefeitas quando bem cuidada e uma moto 2006 pode estar toda zuada se não tiver sido cuidada da maneira correta. O que sempre deve ser olhado é a procedência da moto, ver se alguém conhece os antigos donos, tentar não ficar entusiasmado demais quando for ver a bichona, porque podemos encontrar algum probleminha se formos cuidadosos. Esses problemas quando não vistos provavelmente serão um gasto elevado num futuro próximo.

    Com relação à manutenção não sei te dizer o valor médio de uma revisão (principalmente aí no Rio). Mecânico também não conheço nenhum fora da minha região (zona da mata MG). Para ajudar você com essa questão (revisão, mecânico de confiança, customização) indico o Forum Moto Custom (tem o link no começo do post). A galera lá tem muito conhecimento e contatos (aprendi muita coisa lá), acho que pode te ajudar.

    No mais é isso. Espero que tenha ajudado e boa sorte aí com a motoca!

    ResponderExcluir
  16. TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL FOI PRO SACO A ORIGINAL ESTÁ CARA, PEÇO ORIENTAÇÃO POR FAVOR.
    vALTER

    ResponderExcluir
  17. SHADOW 600 2003 TONEIRA DE COMBUSTÍVEL VAZANDO ORIGINAL ESTÁ CARO, PEÇO ORIENTAÇÃO EM UMA PARALELA DE QUALIDADE OU DE OUTRA MOTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma pesquisada no Fórum Moto Custom. Com certeza deve ter algum tópico sobre isso lá.
      Abraço!

      Excluir
  18. Ola amigo me da um help minha shadow esta so com um cilindo o mecanico limpou o carbura e trocou as velas testou tudo e nada . Só não testou o CDI sera que pode ser ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo, não sei te dizer qual pode ser a fonte do problema. Dá uma procurada lá no forum moto custom, talvez o pessoal consiga te ajudar.
      Abraços!!

      Excluir
  19. Bom dia! Tenho uma Shadow 600 98/99 eu retirei a bomba de gasolina ela é dois carburadores eu pesquisei e para prevenir o tal do cálcio hidráulico toda vez que eu desligo ela eu fecho a torneira do combustível. Esse procedimento resolve? Aguardo Resposta Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, não sei se é eficiente mas é o processo que todo faz realmente quando tira a bomba.

      Excluir
  20. Boa tarde! Comprei uma 99 e ela está sem a bomba de gasolina.... coloco uma nova ou deixo como está? A ventoinha ta ligando junto com a chave, normal? O óleo tava baixo mas não ascendeu a luz no painel o q pode ser? Do mais andei 300km de volta com ela sem nenhum problema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai meu camarada, tudo bom?
      Então, vamos por partes.

      Bomba de gasolina - Quando eu estava com a moto acabei trocando a minha, mas tem vários relatos na internet e alguns conhecidos que deixaram sem e não tiveram nenhum problema. Os fatos sobre rodar sem a bomba são que vai perder um pouco de autonomia já que a alimentação passa a funcionar por gravidade e você pode vir a ter problema de calço hidráulico.

      Ventoinha - Se a moto estiver quente sim, acontece. Se for a primeira partida do dia ou o motor já estiver resfriado bastante não é normal a ventoinha armar.

      Luz de pressão do óleo - A luz do painel que mostra o óleo é apenas para indicar excesso de pressão dentro do sistema de lubrificação do motor, por exemplo se houver algum entupimento ou excesso de óleo no motor. A verificação do nível deve ser feita manualmente através do medidor de nível.

      Espero ter ajudado. Grande abraço!

      Excluir
  21. Boa noite !!! Excelente matéria!!! Estou em vias de adquirir minha Shadow. Minha dúvida fica por conta dela ser importada (1997), e como consequência apenas 4 marchas e velocímetro e hodômetro em milhas. Conheço relativamente a procedência e ela está com 50.000km ( 36.000 milhas). Gostaria de saber se as 4 marchas não deixam ela mais amarrada ? Obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado my friend!
      Sobre a moto, não posso dizer muita coisa pois não conheço, quer dizer, nunca andei em uma ou vi rodando por aí. É um modelo bem raro por aqui.
      Sobre o velocímetro e hodômetro acho que é questão de estar abituado ao uso.
      Para uma moto vinte e poucos anos, a quilometragem está bem baixa e é aí que temos que ter todo o cuidado na avaliação. Se você conhece o dono já é um bom começo e se é uma moto que está rodando frequêntemente, mesmo que pouco é um bom sinal.
      Sobre 4 marchas, com certeza ela deve ser um pouco amarrada se compararmos com uma de 5 marchas por exemplo. A quarta deve ser um pouco alongada e quando na rodovia em velocidade cruzeiro você poderá sentir falta de uma quinta marcha. Mas acho que faz parte do pacote. Se tratando de Shadow deve ser um tratorzinho assim como suas irmas nacionais.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  22. Boa noite!
    Eu, como vc, tenho hj a Ténéré 250, mas depois de várias decepções com a Yamaha, como ter q fazer meu motor com 20k, resolvi tocar o f.. e seguir meu sonho: a Shadow.
    Mas me diga: mesmo sendo 600cc é real esse lance de 100km/h? Então qual a diferença entre uma menor, nesse caso a Teté? RS
    E com relação a garupa, meu esposo anda comigo. A Shadow se comporta bem com mais uma pessoa?
    Aguardo seu retorno. Um abraço!
    Sissi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sissi, tudo bom?
      Que sacanagem hein, ter que fazer o motor com 20k. Ponto fora da curva(de forma negativa) esse motor ai. O meu já passou dos 100k e continua tinindo. Mas vamos ao que interessa que é a SOMBRA.
      Sobre a velocidade de cruzeiro, 100km/h é uma ótima velocidade (pelo menos pra mim) e a principal diferença entre as duas é o torque. A Shadow trabalha na faixa de 3500RPM com o torque de5,1kgf.m, já a Tenere na faixa dos 6500RPM entrega 2,1kgf.m. São motores com comportamentos totalmente distintos e a diferença de torque é gritante. Você sente isso principalmente nas retomadas. Fazer uma ultrapassagem a partir dos 100km/h com a Shadow é muito mais confortável do que com a Tenere. Mas é até uma sacanagem fazer esse comparativo, pois são motos diferentes,com propostas diferentes.
      Com relação ao garupa, a Shadow entrega menos conforto do que a Tenere. O curso dos amortecedores da Shadow é menor e com garupa ela dá fim de curso. Para quem está pilotando, a Shadow é mais gostosa.
      Outro ponto que talvez você vá sentir, principalmente fazendo o caminho inverso é em relação à autonomia. Com a Tenere eu ando 400km e com a Shadow não chega a 200km sem precisar parar para abastecer, mas como eu disse são propostas diferentes e quando você compra a moto é um pacote de prós e contras que está vindo.
      Enfim, espero ter ajudado de alguma forma e boa sorte ai com a nova moto.
      Abraços!!!

      Excluir
  23. Por favor se puder me notifique sobre tua resposta, me enrolei toda no envio do comentário kkkkk

    ResponderExcluir
  24. Bom dia gostaria de saber se tem como retificar a tampa do cabeçote traseiro shadow 600 pois a minha enpenou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo,
      Rapaz, complicado hein. Dependendo do empeno, pode ser que consiga fazer um paliativo. Sugiro que converse com seu mecânico de confiança, pois o barato agora pode sair caro lá na frente.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  25. Boa noite!

    Vc sabe me informar o que pode tá acontecendo com uma Sheldon 600 quando ela esquenta saí água pelo escapamento?

    ResponderExcluir
  26. A minha Shadow está com falhas de explosão no cilindro traseiro, sintomas de gerador de pulso. Pra confirmar, a Shadow tem dois geradores de pulso sendo um pra cada cilindro?
    Estou tendo dificuldades de encontrar esse pulsador, existe algum modelo compatível com o da Shadow e qual seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo,
      Não vou saber te responder, já tem alguns anos que vendi a minha. Essa dúvida seria melhor verificar diretamente com um mecânico BOM e que ENTENDA de shadow.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  27. A Shadow possui dois geradores de pulso, existe algum modelo compatível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo. Tenta pesquisar com o pessoal do forum moto custom: https://www.motoscustom.com.br/forum/

      Excluir
  28. Boa noite BB, blz ?
    Peguei minha Shadow 600 2001 a 1 ano, e fiz tudo que vc indicou lá no post e fui feliz por 3 meses com ela, incluindo a troca da famigerada bomba de gasolina elétrica por uma à vácuo.
    Depois, em janeiro deste ano, ela aprendeu problema da bomba d' água foi arrumado e depois disso ela começou a falhar em baixa e nunca mais ficou boa. Levei em 2 mecânico que mexem em motos grandes aqui no ABC Paulista, mas nada de arrumar. A impressão é que ela só falha o cilindro traseiro, mas ambos os mecânicos desmontam o carburador e não acham nada de errado. Eu mesmo vi o carburador e ele está zerado mesmo. Ela está com 32mil km. Não seu mais o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo. Infelizmente não sei o que pode ser. Já faz quase 10 anos desde que vendi a minha shadow e alguns que não ando de moto (longa história), então já perdi muito do conhecimento que adquiri na época. Tenta dar uma pesquisada aqui no forum Moto Custom: https://www.motoscustom.com.br/forum/
      Eu aprendi muita coisa com essa turma láa atrás. Boa parte das coisas que postei aqui foi através de troca de experiências com eles, talvez te ajude.
      Boa sorte ai com a motoca!

      Excluir